25 Apr 2009 @ 10:11 AM 
speedy-vs-opendns

Como todos sabem a Speedy tem apresentado problemas nos últimos dias com os servidores de DNS, que embora a Telefônica já falou que está tudo resolvido os servidores continuam instáveis.

Para solucionar parte dos problemas tudo que você tem que fazer é trocar os servidores de DNS que você está usando.

Já uso a 3 anos o serviços do OpenDNS e posso te dizer foi a melhor coisa que eu já fiz, nunca tive um único problema de acesso a internet que estivesse relacionado a DNS depois que eu passei a usar os serviços do OpenDNS.

Alem de fornecer o serviço de DNS gratuitamente eles oferecem também ferramentas gratuitas fornecidas para bloquear o acesso a sites pornográficos e phishing entre outras 50 categorias disponíveis para bloqueios sem precisar instalar um único software, é tudo on-line, basta criar um cadastro no site e informar o seu IP e você já pode começar a usar os filtros de conteúdo. Mas para quem não precisa de filtro de conteúdo e só quer se livrar dos DNS brasileiros que vivem falhando basta trocar os DNS de seu computador e você já está pronto para navegar.

OpenDNS é uma empresa que fornece servidor DNS gratuitamente, eles possuem 5 servidores estrategicamente posicionados em Seattle, Palo Alto, New York, Washington DC, Chicago, London. Embora todos os seus servidores estejam localizados fora do Brasil é possível perceber um grande ganho de desempenho em relação aos servidores brasileiros. A resolução de nomes nos servidores do OpenDNS são muito mais rápidas do que os servidores no Brasil, o que acaba compensando a distancia dos servidores.

Caso você esteja preocupado que um dia o serviço vai se tornar pago, pode ficar tranqüilo, pois o OpenDNS paga suas despesas através dos anúncios. Ao acessar um site que não existe o OpenDNS em vez de deixar o seu navegador exibir a pagina de erro, ele pega o nome do site digitado e faz uma pesquisa, assim se você digitou o site www.tterra.com.br ele já faz uma pesquisa e te mostra que o site correto provavelmente seria www.terra.com.br e nessas paginas de busca é que eles ganham dinheiro com os anúncios. Também se o site que você estiver acessando estiver com problemas no servidor ele vai exibir uma tela com o diagnóstico do servidor do site que você está tentando acessar.

 

Os DNS do OpenDNS são: 208.67.222.222 e 208.67.220.220.

 

Caso precise da ajuda para fazer a configuração, basta acessar a ajuda passo a passo que se encontra no site https://www.opendns.com/start/

Infelizmente a pagina de ajuda está somente disponível em Inglês, mas a configuração é bem simples e as ilustrações facilitam para quem não tem facilidade com o idioma.

Para quem é assinante de outros serviços de acesso a internet é interessante fazer a mudança dos seus DNS para o OpenDNS, pois alem de ser um serviço gratuito ele é mais rápido, e estável do que usar os servidores de DNS Brasileiros.

 

Para ver as noticias sobre os problemas de DNS do Speedy da Telefônica acesse:
http://www.mataran.com.br/index.php/2009/04/12/hackers-crackers-atacam-telefonica/

Veja Também:

Share
Posted By: Davi Mendonça Cavalheiro
Last Edit: 04 May 2009 @ 04:44 PM

EmailPermalink
Tags


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 5
  • Comments » 0
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Contato



    No Child Pages.